Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista IV Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido - SBRNS 2019?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO IV SBRNS 2019

 

É permitida a inscrição de até 2 trabalho por autor.

Somente serão aceitos trabalhos em que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento.

Não serão aceitos trabalhos que representem promoção comercial de qualquer empresa, produto ou marca, ou em desacordo com os critérios estabelecidos neste regulamento.

Não serão aceitos trabalhos fora das normas descritas abaixo.

Os trabalhos devem obrigatoriamente incluir resultados já alcançados. Não serão aceitos trabalhos ainda por serem desenvolvidos e, ou, com resultados ainda por serem obtidos.

Os trabalhos deverão, desde sua primeira versão, ser apresentados na forma de resumos expandidos, de acordo com as “Normas para apresentação de trabalhos”.

Haverá apresentação de trabalhos na forma oral. Serão selecionados pela comissão científica do IV SBRNS trabalhos que deverão ser apresentados de forma Oral.

Os trabalhos selecionados para apresentação no IV SBRNS serão publicados na forma de anais eletrônicos.

Não serão aceitas alterações de autoria (inclusão ou exclusão de co-autores) após a inscrição dos trabalhos.

Os trabalhos serão julgados pela Comissão Científica, composta por profissionais de reconhecida competência nos temas explorados no IV SBRNS.

Os trabalhos selecionados poderão receber solicitação de alterações por parte da Comissão Científica e seu não atendimento quando da apresentação da versão definitiva resultar na exclusão do trabalho.

Alterações no título dos trabalhos somente serão aceitas se advindas de recomendações da Comissão Científica.

Não serão aceitos pedidos de alteração de enquadramento dos trabalhos nos Temas; no entanto a Coordenação Científica reserva a prerrogativa de recomendar o reenquadramento dos trabalhos apresentados.

Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Científica.



NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO IV SBRNS 2019

1. Todos os trabalhos científicos devem ser enviados online através do sistema de submissão de artigos do IV SBRNS.

2. A língua oficial é o Português. Os trabalhos serão publicados de forma digital. Os resumos enviados a este evento não devem estar sendo submetidos a outro órgão para publicação e nem ter sido anteriormente publicados.

3. Não serão aceitos artigos fora das normas.

4. Os trabalhos de pesquisa submetidos ao IV SBRNS poderão ser apresentados nas modalidades de comunicação oral ou de Pôster. Caberá a Comissão Organizadora do evento avaliar e indicar a modalidade de apresentação dos trabalhos.

5. A composição dos textos, obrigatoriamente, deverá obedecer as seguintes orientações:

- Processador: MSWord 6.0 ou posterior

- Tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm)

- Número mínimo de páginas: 6

- Número máximo de páginas: 6

- Espaço entre linhas: 1,5 (exceto para o título, autores, identificação dos autores, resumo, palavras-chave, título em inglês abstract e key words o espaço entre linhas: simples)

- Tipo de letra: Times New Roman, fonte 12

- Parágrafo: 1,0 cm

- Margens: superior, esquerda, inferior e direita = 2,5 cm

- Tamanho máximo do arquivo: 2 Mb

6. Os manuscritos devem apresentar natureza de artigo científico.

Artigo Científico: refere-se a relato de pesquisa original.

O texto deverá contemplar os itens, sempre destacados em letras maiúsculas, em negrito, sem parágrafo e sem numeração, deixando 1 espaços (1 vezes ENTER) após o item anterior e sem espaço para iniciar o texto, na ordem a seguir:

TÍTULO: Centralizado; deve ser claro e conciso (máximo de 15 palavras), permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho.

AUTORES: na primeira versão do artigo submetido, os nomes dos autores e a filiação dos mesmos deverão ser omitidos. Todos os autores devem ser cadastrados no sistema de submissão online antes de submeter os artigos. Somente na versão final o artigo deverá conter o nome de todos os autores com identificação dos mesmos, inclusive a do título. O número de autores deve ser o mínimo possível (no máximo 5), devem aparecer 1 espaços abaixo do título (1 vez ENTER), centralizados, por extenso e dos respectivos números-índice que, irão identificar os autores da seguinte maneira. Em caso de mais de um autor, seus nomes serão separados por vírgula.

Para o primeiro autor: qualificação profissional, ocupação, local de trabalho e endereço, conforme segue: 1 Enga. Agrônoma, Profa. Associada, Depto. de Engenharia Agrícola, Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza - CE, Fone: (0XX85) 3366.9762, sbrns2015@gmail.com. Para os demais autores: qualificação profissional, ocupação e local de trabalho, conforme segue: 2 Tecnólogo em Recursos Hídricos/Irrigação, Doutorando, Depto. de Engenharia Agrícola, UFC, Fortaleza - CE.

RESUMO: O texto deve iniciar-se na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s) procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 14 linhas. Abaixo devem aparecer as PALAVRAS-CHAVE (3 no máximo, não repetir palavras do título) escritas em letras minúsculas. Uma versão completa do RESUMO, para o inglês, deverá apresentar a seguinte disposição: TÍTULO, SUMMARY e KEYWORDS.

INTRODUÇÃO: devem ser evitadas divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho, utilizando no máximo 35 linhas. Recomenda-se usar citações de referências de trabalhos publicados nos últimos 10 anos.

MATERIAL E MÉTODOS: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ilustrações e gráficos devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição gráfica final, preferivelmente na mesma posição do texto, com numeração sucessiva em algarismos arábicos, evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios, adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas. Sugere-se estabelecer a contextualização entre a discussão dos resultados e o estado da arte do problema (introdução) através das citações.

CONCLUSÕES: Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.

AGRADECIMENTOS: Inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.

REFERÊNCIAS:

- 60% das referências devem ser oriundas de manuscritos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos;

- Devem incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos ou ilustrações, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. As referências no texto devem também aparecer, seguidas da data: Andrade e Pereira (2012), ou ainda (ANDRADE; PEREIRA, 2012); existindo outras referências do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicações) isso será identificado com letras minúsculas (a, b, c) após o ano da publicação: Andrade e Pereira (2012a). Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de et al., mas na listagem bibliográfica final os demais nomes também deverão aparecer.

 

Revistas/Periódicos:

LOPES, F. B.; ANDRADE, E. M.; AQUINO, D. N.; LOPES, J. F. B. Proposta de um índice de sustentabilidade do Perímetro Irrigado Baixo Acaraú, Ceará, Brasil. Revista Ciência Agronômica, v. 40, p.185-193, 2009.

Livros:

ANDRADE, E. M.; PEREIRA, OMAR, P. J.; DANTAS, F. E. R. SEMIÁRIDO e o manejo dos recursos naturais. 1.ed. Fortaleza: UFC, Imprensa Universitária, 2010. v.1. 396p.

Capítulos de livros ou obras semelhantes:

ANDRADE, E. M.; MEIRELES, A. C. M.; PALÁCIO, H. A. Q. O semiárido cearense e suas águas. In: ANDRADE, E. M.; PEREIRA, OMAR, P. J.; DANTAS, F. E. R. O SEMIÁRIDO e o manejo dos recursos naturais. Fortaleza: UFC, Imprensa Universitária, 2010, v.1, p.71-94.

Anais de Congressos, Simpósios, Encontros Científicos ou Técnicos:

LOPES, F. B.; NOGUEIRA, D. H.; SOUZA, I. H. ANDRADE, E. M. Pesquisa e transferência de tecnologia contextualizada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS NATURAIS NO SEMIÁRIDO, 1., 2013, Iguatu - CE. Anais... Fortaleza: MASSA, p.100-106.

Citação em formato eletrônico da internet:

GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO MANEJO DE ÁGUA E SOLO NO SEMIÁRIDO – MASSA. Qualidade de água. Disponível em: <http://www.massapeld.ufc.br/pesquisas/qualidade-de-agua/>. Acesso em: 05 fev. 2013.

 

O padrão de tamanho deverá ser:

Inteiro = 12 pt

Subscrito/sobrescrito = 8 pt

Sub-subscrito/sobrescrito = 5 pt

Símbolo = 18 pt

Subsímbolo = 14 pt

 

Todas as equações que fizerem parte do texto deverão ser alinhadas com o parágrafo e numeradas, como segue:

 

y = ax + b                                                                                                                                  (1)

 

em que,

y - velocidade, m s-1;

a - coeficiente angular...

 

SIGLAS: quando aparecem pela primeira vez no texto, deve-se colocar o nome por extenso, seguido da sigla entre parênteses.

Ex: De acordo com o Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido (SBRNS) [...].

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou evento; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.